segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Video sobre a Primeira Guerra

Pessoal estou postando estes videos para que vocês possam observar, mais ou menos, como era a situação dos soldados durante a primeira guerra mundial!
O primeiro mostra cenas da batalha de Somme e o segundo alguns momentos, em cores, da Priemra Guerra, dando enfoque as trincheiras.





Primeira Grande Guerra

Meus amores a postagem ficou enorme e ela está sme fotos devido a um bug apresentado pelo blogger, mas estou anexando lá em baixo o link para o download da apresentação de power point que passei na sala de aula para vocês!


A Primeira Guerra Mundial

O início da Era da Guerra Total

Entre os anos de 1870 e 1914, o mundo vivia a euforia da chamada Belle Epóque (Bela Época). Confiantes de que a civilização (Europa) atingira o ápice de suas potencialidades, as grandes potências imperialistas viviam a simples expectativa de disseminar seus paradigmas às nações menos desenvolvidas e suas colonizadas.

Com o passar do tempo, a relação entre os maiores países industrializados se transformou em uma relação marcada pelo signo da disputa e da tensão. Nações como Itália, Alemanha e Japão, promoveram a modernização de suas economias. Com isso, a concorrência pelos territórios imperialistas acabava se acirrando a cada dia. Orientados pela lógica do lucro capitalista, as potências industriais disputavam cada palmo das matérias-primas e dos mercados consumidores mundiais.

Devido a essa disputa por territórios os países imperialistas começaram uma corrida armamentista(Paz Armada). Preocupados em manter e conquistar territórios, os países europeus investiam em uma pesada tecnologia de guerra e empreendia meios para engrossar as fileiras de seus exércitos. Nesse último aspecto, vale lembrar que a ideologia nacionalista alimentava um sentimento utópico de superioridade que abalava o bom entendimento entre as nações.

Através da assinatura de acordos político-militares, os países europeus se dividiram nos futuros blocos políticos que conduziriam a Primeira Guerra Mundial. Por fim, o Velho Mundo estava dividido entre a Tríplice Aliança – formada por Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália – e a Tríplice Entente – composta por Rússia, França e Inglaterra.

Mediante esse contexto, tínhamos formado o terrível “barril de pólvora” que explodiria com o início da guerra em 1914. Utilizando da disputa política pela região dos Bálcãs ( o assassinato do príncipe Francisco Ferdinando), a Europa detonou um conflito que inaugurava o temível poder de metralhadoras, submarinos, tanques, aviões e gases venenosos. Ao longo de quatro anos, a destruição e morte de milhares impuseram a revisão do antigo paradigma que lançava o mundo europeu como um modelo a ser seguido.

Devido ao grande poderio bélico das nações envolvidas na guerra a conquista de territórios ficou bastante difícil. O avanço pelo campo de batalha custava a vida de milhares de soldados, devido a isso os soldados passaram a cavar “trincheiras” onde eles se abrigavam dos ataques inimigos e defendiam seu território.

A trincheira por si só representava um perigo para os soldados que nela se posicionavam, pois nelas se amontoavam os corpos dos mortos e as doenças se proliferavam facilmente neste ambiente insalubre. Duas doenças comuns eram a “febre da trincheira” e o “pé de trincheira”.

A conquista de novos territórios era feita palmo a palmo em conflitos extremamente violentos. Mais que uma simples estratégia militar, as trincheiras representavam intensamente os horrores vividos ao longo da Primeira Guerra Mundial. Submetidos a condições de vidas extremas, milhares de soldados morreram em prol de um conflito em que a competição imperialista era sua razão maior. Pela primeira vez, a capacidade dos homens matarem atingiu patamares que abalavam aquela imagem de razão e prosperidade que justificava o capitalismo monopolista.

“Na própria trincheira, havia cadáveres que não podiam ser retirados, nem enterrados (até agora não tivemos tempo de o fazer), e que são pisados quando se passa. Um deles, que tem uma máscara de lama e dois buracos nos olhos, deixa cair uma mão, estilhaçada e quase destruída pelos soldados que se precipitam, em fila, ao longo da trincheira. Dá para ver, pois a trincheira fica aberta nesse lugar e nós o iluminamos, por um instante. Não achas macabro, esses mortos usados pelo destino como pobres coisas?”

“A senhora não pode imaginar, minha querida mãe, o que o homem pode fazer contra o homem. Há cinco dias que os meus sapatos estão engordurados de cérebros humanos, que piso corpos, que encontro tripas. Os homens comem o pouco que têm, encostados aos cadáveres.”

As fases da Primeira Guerra Mundial

Primeira Fase: (1914). Esse período caracterizou-se por movimentos rápidos envolvendo grandes exércitos. Certo de que venceria a guerra em pouco tempo, o exército alemão invadiu a Bélgica, e , depois de suplantá-la, penetrou no território francês até as proximidades de Paris. Os franceses contra-atacaram e, na Primeira Batalha do Marne, em setembro de 1914, conseguiram deter o avanço alemão.

Segunda Fase: (1915-1916) Na frente ocidental, essa fase foi marcada pela guerra de trincheiras: os exércitos defendiam suas posições utilizando-se de uma extensa rede de trincheiras que eles próprios cavavam. Enquanto isso, na frente oriental, o exército alemão impunha sucessivas derrotas ao mal-treinado e muito mal-armado exército russo. Apesar disso, entretanto, não teve fôlego para conquistar a Rússia. Em 1915, a Itália, que até então se mantivera neutra, traiu a aliança que fizera com a Alemanha e entrou na guerra ao lado da Tríplice Entente. Ao mesmo tempo que foi se alastrando, o conflito tornou-se cada vez mais trágico. Novas armas, como o canhão de tiro rápido, o gás venenoso, o lança-chamas, o avião e o submarino, faziam um número crescente de vítimas.

Terceira fase: (1917-1918). Em 1917, primeiro ano dessa nova fase, ocorreram dois fatos decisivos para o desfecho da guerra: a entrada dos Estados Unidos no conflito e a saída da Rússia. Os Estados Unidos entraram na guerra ao lado da Inglaterra e da França. Esse apoio tem uma explicação simples: os americanos tinham feitos grandes investimentos nesses países e queriam assegurar o seu retorno. Outras nações também se envolveram na guerra. Turquia e Bulgária juntaram-se à Tríplice Aliança, enquanto Japão, Portugal, Romênia, Grécia, Brasil, Canadá e Argentina colocaram-se ao lado da Entente. A saída da Rússia da guerra está relacionada à revolução socialista ocorrida em seu território no final de 1917.

Com a derrota da tríplice aliança a Primeira Guerra Mundial terminou com um grave saldo. Em torno de 9 milhões de mortos, a maioria dos países envolvidos destruídos e o surgimento de uma grave crise econômica ameaçava a estabilidade de vários países.

As nações derrotadas foram obrigadas a assinar o tratado de rendição (o Tratado de Versalhes) que responsabilizava a Alemanha pela guerra.


http://www.4shared.com/account/file/217696521/4ec6f8c9/A_Primeira_Guerra_Mundial.html



Os primórdios das Religiões

Meus queridos alunos, devido aos problemas de minha internet demorei para fazer essa postagem, mas com tudo resolvido aqui vai ela para vocês! Desculpem pelo atraso, espero que não se repita novamente. Devido a um defeito no bloger eu não consegui colocar as imagens, mas estarei colocando a apresentação do power point para download para vocês.


Mitos: uma forma de explicar o mundo.

O Mito é uma narrativa tradicional que possui um caráter explicativo e/ou simbólico, profundamente relacionado com uma dada cultura e/ou religião. O mito procura explicar os principais acontecimentos da vida, os fenômenos naturais, as origens do Mundo e do Homem por meio de deuses, semi-deuses e heróis (todas elas são criaturas sobrenaturais). Pode-se dizer que o mito é uma primeira tentativa de explicar a realidade.

A Mitologia seria a união de todos os mitos criados por uma determinada cultura, religião ou povo na tentativa de explicar o mundo e sua sociedade. Por exemplo: A mitologia grega e A mitologia egípcia.

Porque o homem cria os mitos e lendas?

Por se um animal que raciocina o homem cria os mitos e lendas na tentativa de explicar tudo aquilo que faz parte de seu mundo e ele não consegue compreender ou dominar.

Na tentativa de explicar o mundo e os seus fenômenos naturais o homem começou a criar os mitos e as lendas. Com o passar do tempo esses mitos se transformaram nas primeiras religiões. Essas religiões eram denominadas animistas, pois as forças das natureza eram os seus principais deuses.

Galerinha este é o link para o download da apresentação de slides que eu utilizei na sala de aula

http://www.4shared.com/file/217690544/4d9df41c/Os_primrdios_das_Religies.html