quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Mitologia Nórdica

Fala negada é. Infelizmente voltei. Hoje vou falar rapidamente da Mitologia Nórdica (Norte de Europa)

Mitos de Prose Edda

Histórias do Prose Edda sobre os Deuses e seus feitos. Eddas, ou simplesmente Edda, é o nome dado ao conjunto de textos encontrados na Islândia, originalmente em verso, e que permitiram iniciar o estudo e a compilação das histórias referentes aos personagens da mitologia nórdica.

Os Deuses nórdicos são divididos em três raças: os Aesir, os Vanir, e os Jotnar. Os arquétipos dos Aesir estão mais ligados à sociedade, as facetas dos seres humanos, etc. Os Vanir estão mais conectados com a Terra, representando a fertilidade e as forças naturais benéficas aos seres humanos. Uma vez uma grande guerra entre os Aesir e os Vanir, mas acabou sendo restabelecidas e vieram morar com os Aesir para selar a paz.

Os Jotnar, a terceira raça de Deuses, vivem em constante batalha contra os Aesir, não há e nem nunca haverá paz entre eles. Os Jotnar representam as forças naturais destrutivas e o caos, que estarão sempre em conflito com os Aesir, que representam à sociedade e a ordem. Assim como o fogo e o gelo se misturaram para que o mundo pudesse ser formado, essa interação entre o caos e a ordem é que mantém o mundo equilibrado, a grande árvore do mundo: Ygdrasill.


Yggdrasil - Árvore do Mundo

Yggdrasil ou Ygdrasill, era uma árvore que, na mitologia escandinava, era o eixo do mundo. Nas suas raízes, que se espalhavam pelos nove mundos, cujas mais profundas estão situadas em Niflheim, ficavam os mundos subterrâneos, habitados por povos hostis. O tronco era Midgard, ou seja, o mundo material dos homens; a parte mais alta, que se dizia tocar o Sol e a Lua, chamava-se Asgard "A Cidade Dourada", a terra dos Deuses, e Valhala ("O Salão dos Mortos"), local onde os guerreiros eram recebidos após terem morrido, com honra, durante as batalhas.

Conta-se que nas frutas de Yggdrasil estão as respostas das grandes perguntas da humanidade. Por esse motivo ela sempre é guardada por uma centúria de Valkírias, denominadas protetoras, e somente os deuses podem visitá-la. Nas lendas nórdicas, dizia-se que as folhas de Yggdrasil podiam trazer pessoas de volta à vida e com apenas um de seus frutos, curaria qualquer doença.

“A árvore é o eixo do mundo em seu aspecto de atendimento de desejos, de frutificação – o mesmo aspecto exibido nos lares por ocasião do solstício de inverno, momento do nascimento ou retorno do sol, um jubiloso costume herdado do paganismo germânico”. Joseph Campbell - O herói de mil faces.

Yggdrasil é a árvore da vida, o alimento da alma e do corpo, o consolo do coração e o remédio que tudo cura. É o fim e o começo... Pois a árvore representa o núcleo do indivíduo que se encontra dentro de si mesmo – a fonte da vida, o saber divino e o destino de todas as coisas – a expressão máxima do mito nórdico. Que assim seja!


Os Principais Deuses Nórdicos

Conheça a seguir alguns dos principais Deuses do panteão nórdico.

- Aegir ou Egir: Deus que aparece como governante do mar, foi adorado e temido pelos vikings, era considerado a própria personificação do oceano e de sua poderosa força. Dizem que ele tinha nove filhas, que costumavam ser consideradas as ondas do mar. Associado ao caldeirão, dando a perceber claramente as ligações entre as tradições nórdicas e celtas, lembrando que foi em suas viagens pelo oceano a oeste que os dois povos se conheceram. Símbolos: o caldeirão e a água.

- Baldur: Filho de Odin e Friga, amado por todos em Asgard, invulnerável às armas, pois os Deuses haviam prometido a Friga não feri-lo, menos Loki, que tramou sua morte. A arma que Baldur foi morto, segundo Snorri, seria o visco, esse detalhe ganhou grande proeminência por causa da importância do “ramo dourado” e do caráter sagrado do visco entre os druidas, mas que também poderia ser o nome de uma espada chamada Visco. Como uma divindade do céu, ele era considerado um Deus de fulgor e beleza. Seu nome poderia significar literalmente "o brilhante". Símbolos: a roda solar e o fogo.

- Frey: É o Deus da abundância e da fertilidade, que inspirava alegria e devoção. Divindade soberana da paz e da prosperidade, irmão de Freya, filho do Deus Njord e da Deusa Nerthus. Consta que ele possuía um barco, largo o suficiente para acomodar todos os Deuses, que podia ser dobrado e guardado numa bolsa, quando não estava sendo usado. Foi associado também ao cavalo, o javali, o elmo e as armas. Símbolos: a espada e a terra.

- Freya: Era a mais renomada das Deusas, irmã gêmea de Frey, chamada de “a noiva dos Vanirs”. Freya tinha muitos nomes, sendo conhecida como a Deusa do amor, da sexualidade e da beleza, também é a Deusa da guerra que recebe os heróis que morrem nos campos de batalha, juntamente com Odin. Podia assumir a forma de um falcão e viajar grandes distâncias. Associada a um tipo especial de feitiçaria conhecida como Seidr, às jornadas xamânicas e à adivinhação, geralmente chamada de Volva. Freya viajava numa carruagem puxada por gatos, que sugere que os gatos também estavam entre os espíritos de animais que a auxiliavam em sua viagem sobrenatural. Símbolos: a lança e a terra.

- Friga: Rainha do Céu, a misteriosa companheira de Odin, como ele, sabia do futuro dos Deuses e dos homens. Associada à fetilidade, ela é considerada a Deusa do casamento, da família, do destino e das crianças. Simboliza a manutenção da ordem, da harmonia e da paz. Friga é a única figura maternal existente em Asgard, considerada a Grande Mãe dos povos nórdicos. Seu nome na forma antiga germânica, Frija, faz referência à sexta-feira, considerado um dia de sorte para os casamentos. Símbolos: a cornucópia e a terra.

- Heimdall: É o guardião da ponte do arco-íris que leva a Asgard, morada dos Deuses. Sua audição é tão boa que ele pode escutar a grama nascendo na Terra ou a lã crescendo no dorso da ovelha. A simbologia da ponte do arco-íris é vasta, pode significar a conexão entre a matéria e o espírito, e a ligação entre os homens e os Deuses. É Heimdall que dá o sinal para os Deuses que o Ragnarok começou. Símbolos: Símbolos: a trompa e o arco-íris.

- Iduna: Deusa da juventude e mulher de Bragi, Deus da poesia. Ela é responsável pela saúde dos Deuses, que precisavam comer uma maçã por dia, vinda do seu cofre de madeira feito de freixo, para manterem sua juventude e força, conhecidas como as maçãs douradas da imortalidade. Em determinada ocasião, Loki transformou Induna e suas maçãs numa noz, uma associação à eterna juventude de nozes e maçãs aos mitos irlandeses. Símbolos: as nozes e a maçã.

- Loki: Loki, talvez, seja o personagem de maior destaque entre os Deuses do norte. É ele que traz a comédia aos reinos dos Deuses e a tragédia à história de Baldur. Loki é uma figura sinistra e poderosa, porém é mais um ser manhoso e traquino, que perverso, por vezes, escandaloso e de língua ferina, insulta os Deuses e as Deusas com suas revelações maliciosas. Ele participa de várias aventuras em campainha de quase todos os habitantes de Asgard, com exceção de Frey. Tem certos poderes mágicos e o mais notável é a habilidade de mudar de forma. Símbolos: o cavalo e o fogo.

- Mimir: O Gigante, guardião da Fonte da Sabedoria e amigo de Odin. O mais sábio dos Deuses nórdicos, Mimir teve sua cabeça decepada, mas Odin manteve a cabeça viva e a consultava para saber segredos ocultos. É um dos deuses gigantes antigos. Obteve todo o seu conhecimento ao beber do poço da Grande Sabedoria nas raízes de Yggdrasil. Mimir, também chamado Ymir, deu origem aos anões com as partes de seu corpo ao morrer. Símbolos: a cabaça e a fonte.

- Nornes: Deusas do Destino: Urd, Verdandi e Skuld. São as três irmãs que tecem o destino dos homens em seus teares. Guardam a Yggdrasill, a árvore do mundo, que sustenta a Terra. Todas as manhãs fazem chover hidromel sobre suas raízes, para que as folhas permaneçam verdes. São representadas pela virgem, a mãe e a anciã. Urd é muito velha e vive olhando para trás, por sobre os ombros. Verdandi é uma jovem e olha sempre para o presente e finalmente Skuld, vive encapuzada e possui um pergaminho fechado sobre seu regaço, que contém os segredos do futuro. Símbolos: a roda em movimento.

- Odin: Odin é o Pai de Todos, relembrado hoje como o Deus da guerra e da fúria dos vikings. Contudo, ele tem outros aspectos até mais importantes que esses. Nas Eddas, ele é o líder dos Deuses, mas essa posição originalmente era de Tyr, pois Odin tornou-se soberano durante a Era Viking, onde um Deus mais astuto era mais importante que um Deus radicalmente justiceiro. Odin é o Deus da sabedoria e do poder mágico, pois foi ele que resgatou as runas, o alfabeto que guarda os mistérios do universo. Odin também é considerado Deus da morte, por que ele juntamente com Freya, recebiam os guerreiros que chegavam em Valhalla. Símbolos: os corvos: Munin e Hugin, os lobos: Geri e Freki, o cavalo Sleipnir, e a lança Gungnir.

- Thor: Filho de Odin e Jord - gigante, a Terra - provavelmente, é o Deus mais conhecido entre os Deuses nórdicos. Ele é um Deus simples, o patrono dos guerreiros e do povo. Thor é conhecido pelas suas grandes aventuras e por suas batalhas contra os gigantes. Possui uma tremenda força e o martelo Mjölnir, que foi feito pelos Anões. Mjölnir é considerado o maior tesouro dos Deuses por ser a proteção contra os gigantes. Thor é associado ao trovão, também é o Deus da chuva e das tempestades. Símbolos: o martelo e a biga.

- Tyr: Embora raramente seja lembrado nos dias de hoje entre os Deuses mais populares, Tyr é extremamente importante. Ele é o Deus da guerra, da justiça e da nobreza. O mito mais importante envolvendo Tyr mostra tanto bravura quanto honra. Foi ele que perdeu sua mão, para que o Lobo Fenris pudesse ser capturado pelos Deuses. Símbolos: a lança e o escudo.

- Skadi: É a Deusa do Inverno e da caça, casou-se com Njord, Deus dos Mares, porque acabou se confundindo no concurso de pés mais bonitos. Ela queria se casar com Balder, por isso seu casamento não era tão feliz, também é a Deusa da Justiça, da Vingança, e da Cólera. Símbolos: montanhas e locais altos.

- Valquírias: Espíritos femininos que apareciam para os guerreiros que iam morrer auxiliavam o Deus da guerra e a travessia ao mundo dos mortos em Valhala, o grande palácio de Odin, onde ele se diverte em festas na companhia dos heróis que morriam em combate. Símbolos: a lança, o cisne e o capacete.

Depois de ler esse post você deve pensar: “Foi ele mesmo que fez?”. Sim fui eu, li muito.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O capitalismo & O Neocolonialismo

E ai pessoal, como vocês sabem, eu tenho agora três ajudantes aqui no blog! Nos combinamos que cada um irá postar em um dia da semana, ficando acertado desta forma: Dudu irá fazer suas postagens todas as quintas feiras, Brisa irá postar nas sextas feiras, Armando fará suas postagens no sábado e, por fim, eu irei fazer as minhas no domingo.
Bem, como vocês puderam perceber na primeira semana isso não deu certo. Somente Brisa respeitou a data de postagem, portanto (afinal, até eu esqueci) estou relevando - é que essas postagens valem nota para eles - mas, como já dei as explicações devidas, vamos ao que interessa!
Um aluno meu - José Lucas do 8º ano "A" - me pediu para fazer uma postagem sobre o assunto que estamos vendo na sala de aula, e aqui estou eu, farei uma postagem explicando a relação do Capitalismo com o Neocolonialismo europeu do sec. XIX. Sem mais delongas, aqui vamos nós.

A Inglaterra dominou vários países
O Neocolonialismo (ou novo colonialismo) foi uma prática recorrente, das grandes potências mundiais, do sec. XIX essa prática estava intimamente ligada ao capitalismo (que se afirmava como sistema econômico vigente no mundo) que se baseia na ideia principal de que "para existir ricos são necessários pobres", ou seja, as pessoas enriquecem a partir da exploração de pessoas pobres e é ai que entra o Neocolonialismo. Ele basicamente, foi o movimento europeu de conquista de territórios afastados do mundo e "primitivos"(África, Ásia, Oceania e, de certa forma, a América Latina). Os europeus desejosos d elevar a esses locais os seus "valores" e sua "civilidade" iam, pelo bem, desses povos colonizar esses locais e dominá-los, pois eles só conseguiam se desenvolver se fosse sobre o domínio de alguém mais forte (estou sendo irônico, viu pessoal). O europeu não desejava o bem desses povos dominados e sim sua mão de obra barata, afinal os países ditos "bárbaros" tinham três coisas básicas que agradavam e atraiam a atenção das nações européias, que eram:
A Partilha da África
1.     Matérias-primas vejam bem os europeus precisavam de materiais para fazer suas indústrias crescerem e produzirem cada vez mais, nada melhor do que pegar de algum país podre, sem dar nada em troca - logicamente.
2.     Mão-de-obra barata, pessoal os países ditos "bárbaros" estavam cheios de pessoas que trabalhavam por baixíssimos salários e em jornadas de trabalho extenuantes, sendo uma alternativa a mão-de-obra mais cara paga aos seus conterrâneos. Afinal, não podemos explorar ingleses, pois eles são ingleses, mas africanos tudo bem, ninguém liga!
3.     Busca por novos mercados consumidores, galera os europeus sugavam a matéria-prima de um país, fabricavam seus produtos e vendiam para esses países "bárbaros" seus produtos "civilizados", afinal você lucra mais se vender para mais pessoas, isso é lógico.
Mas o que tudo isso tem haver com o capitalismo? É lógico pessoal! O capitalismo é um sistema econômico que prega a exploração de um grupo para o enriquecimento de outro e nada mais sensato que explorar populações inteiras de países distantes, com o ótimo pretexto de "levar a civilização a eles", afinal, os industriais do sex. XIX precisavam enriquecer e a Europa se tornou o continente rico que é hoje graças a essa política de explorar os povos mais fracos. Fazer o que né, "o pobre tem que ser pobre, pois ele não sabe ser rico".
Só queremos se for Coca
O legal desse assunto é que vemos isso todo dia acontecendo, afinal, nos não bebemos Ice-cola, porque não é Coca-cola de verdade, não usamos OLK, Nike é mais descolado.... e vemos isso de explorar as pessoas todos os dias, vamos refletir?Nós realmente vivemos no mundo que queremos?Depende do que eu quero né? Vivemos em um mundo igual, nunca na vida Zé Mané e nunca mesmo, mas quem sabe melhoramos ele um pouco!



Abração galera! 

Classe Média


Oi, crianças.Minha coluna aqui ainda não tem nome,mas pretendo dar um a ela algum dia. Hoje, iremos falar de um tema no mínimo Polêmicos. Daniel deu a dica do vídeo, e eu to aqui pra discutir isso com vocês. Primeiro, o clipe:



A letra da música, agora:
Classe Média - Max Gonzaga
Sou classe média
Papagaio de todo telejornal
Eu acredito
Na imparcialidade da revista semanal
Sou classe média
Compro roupa e gasolina no cartão
Odeio “coletivos”
E vou de carro que comprei a prestação
Só pago impostos
Estou sempre no limite do meu cheque especial
Eu viajo pouco, no máximo um pacote cvc tri-anual
Mais eu “to nem ai”
Se o traficante é quem manda na favela
Eu não “to nem aqui”
Se morre gente ou tem enchente em itaquera
Eu quero é que se exploda a periferia toda
Mas fico indignado com estado quando sou incomodado
Pelo pedinte esfomeado que me estende a mão
O pára-brisa ensaboado
É camelo, biju com bala
E as peripécias do artista malabarista do farol
Mas se o assalto é em moema
O assassinato é no “jardins”
A filha do executivo é estuprada até o fim
Ai a mídia manifesta a sua opinião regressa
De implantar pena de morte, ou reduzir a idade penal
E eu que sou bem informado concordo e faço passeata
Enquanto aumenta a audiência e a tiragem do jornal
Porque eu não “to nem ai”
Se o traficante é quem manda na favela
Eu não “to nem aqui”
Se morre gente ou tem enchente em itaquera
Eu quero é que se exploda a periferia toda
Toda tragédia só me importa quando bate em minha porta
Porque é mais fácil condenar quem já cumpre pena de vida


Ps: Perdão, mas faltou conhecimento técnico pra alinhar em duas colunas :*

Como deu pra ver, tanto a música como o clipe falam
, mesmo que de maneira um pouco muito direta, da Classe Média e de como ela se tornou escrava da mídia e auto-estereotipada. Só com a frase anterior eu podia largar o post por aqui e ir fazer alguma coisa menos produtiva, mas temos mais sobre o que falar.

Além do citado acima, ainda podemos perceber claramente um crítica ao descaso com as classe que se localizam abaixo da citada aqui na pirâmide social, embora haja um completo "boom" de "informações" de todos os lados na mídia.

Além do mais, mostra como eles se (ou nós, caso seja o caso), se mostram preocupados com o mundo quando os problemas "batem em sua porta". Na verdade, o que a música quer mostrar é como a mídia controla a classe média, que por acaso vem subindo cada vez mais em número no nosso querido e desprezado Brasil. Por enquanto é isso, e eu sei que todo mundo está confuso por causa da reviravolta que eu provoquei ao mudar totalmente de opinião no fim do texto, mas não posso fazer nada a não ser clicar em "publicar postagem". Até a próxima, e não deixem de ler. Ou sim.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

política 2010

Oi gente...como perceberam desta vez estou falando sobre política,mas,ao contrario do queestão imaginando não manterei como foco principal o cargo de presidente da república e sim a polêmica de Tiririca eleito deputado federal por São Paulo,ainda mais batendo recordes de votos.
Para muitos a vitória de Tiririca representa um verdadeiro absurdo,representa como varias pessoas estão despreparadas para escolher o seu candidato, e por isso tornam o seu voto uma "palhaçada",mas,para outros Tiririca foi eleito significando protesto.Muitas pessoas talvez tenham feito do seu voto uma brincadeira,mas outros quiseram protestar, quiseram demonstrar o poder da democracia,o poder que temos com o nosso voto,bem,são essas algumas conclusões que podemos tirar diante de um fato desses.
Agora esquecendo um pouco Tiririca,vamos falar sobre os resultados para presidente,como todos sabem o segundo turno esta formado por Dilma e Serra,para a surpresa de muitos Marina não conseguiu ir ao segundo turno,mesmo as estatísticas eleitorais sempre afirmarem que Marina apresentava muita chance,ela tinha uma porcentagem de votos menor que a de Serra, mas mesmo assim muitos se surpreenderam com o resultado das eleições. E ai vai um recado para todos que votam nulo ou em branco,ou ainda faltam a votação e depois justificam: tentem lembrar que muitos lutarão por você ter o direito de escolher quem irá governa o seu país,então não "jogue fora" o seu voto.