Blog criado para melhorar a interação entre professor (eu) e os alunos (galera c.n.s.p.) na matéria história e religião de 6º a 9º ano do c.n.s.p.
sábado, 5 de setembro de 2009
O descobrimento do Brasil, um breve resumo!
Em 22 de abril de 1500 chegava ao Brasil 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral. A primeira vista, eles acreditavam tratar-se de um grande monte, e chamaram-no de Monte Pascoal. No dia 26 de abril, foi celebrada a primeira missa no Brasil.
Após deixarem o local em direção à Índia, Cabral, na incerteza se a terra descoberta tratava-se de um continente ou de uma grande ilha, alterou o nome para Ilha de Vera Cruz. Após exploração realizada por outras expedições portuguesas, foi descoberto tratar-se realmente de um continente, e novamente o nome foi alterado. A nova terra passou a ser chamada de Terra de Santa Cruz. Somente depois da descoberta do pau-brasil, ocorrida no ano de 1511, nosso país passou a ser chamado pelo nome que conhecemos hoje: Brasil.
A descoberta do Brasil ocorreu no período das grandes navegações, quando Portugal e Espanha exploravam o oceano em busca de novas terras. Poucos anos antes da descoberta do Brasil, em 1492, Cristóvão Colombo, navegando pela Espanha, chegou a América, fato que ampliou as expectativas dos exploradores. Diante do fato de ambos terem as mesmas ambições e com objetivo de evitar guerras pela posse das terras, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Tordesilhas, em 1494. De acordo com este acordo, Portugal ficou com as terras recém descobertas que estavam a leste da linha imaginária ( 200 milhas a oeste das ilhas de Cabo Verde), enquanto a Espanha ficou com as terras a oeste desta linha.
Mesmo com a descoberta das terras brasileiras, Portugal continuava empenhado no comércio com as Índias, pois as especiarias que os portugueses encontravam lá eram de grande valia para sua comercialização na Europa. As especiarias comercializadas eram: cravo, pimenta, canela, noz moscada, gengibre, porcelanas orientais, seda, etc. Enquanto realizava este lucrativo comércio, Portugal realizava no Brasil o extrativismo do pau-brasil, explorando da Mata Atlântica toneladas da valiosa madeira, cuja tinta vermelha era comercializada na Europa. Neste caso foi utilizado o escambo, ou seja, os indígenas recebiam dos portugueses algumas bugigangas (apitos, espelhos e chocalhos) e davam em troca o trabalho no corte e carregamento das toras de madeira até as caravelas.
Foi somente a partir de 1530, com a expedição organizada por Martin Afonso de Souza, que a coroa portuguesa começou a interessar-se pela colonização da nova terra. Isso ocorreu, pois havia um grande receio dos portugueses em perderem as novas terras para invasores que haviam ficado de fora do tratado de Tordesilhas, como, por exemplo, franceses, holandeses e ingleses. Navegadores e piratas destes povos, estavam praticando a retirada ilegal de madeira de nossas matas. A colonização seria uma das formas de ocupar e proteger o território. Para tanto, os portugueses começaram a fazer experiências com o plantio da cana-de-açúcar, visando um promissor comércio desta mercadoria na Europa.
Devemos Lembrar que já existia a possibilidade de Portugal desconfiar que existiam terras na região - podemos perceber pelo fato do Rei de Portugal ter brigado para o prolongamento da distância do Tratado de Tordesilhas - portanto podemos dizer que o Brasil não foi descoberto e sim "achado" ou, na melhor das hipóteses, conquistado, pois já existiam pessoas morando aqui, os índios!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
caramba queria faze um trabalho como se formou o brasil mais esse textao oloko!
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluiré rapz e, tipo, esse texto explica até q meio resumido! Leia ele e o reescreva com sua spalavras, deve ficar menor assim!
Obrigada por este resumo foi mto útil na pesquisa que a minha filha fez sobre este tema, ela levou nota 10!!!
ResponderExcluirAbraço, professor!!
De nada, fico muito feliz de poder ter ajudado! espero que continue visitando o blog!
ResponderExcluirtrabalho chato!
ResponderExcluirna minha opinião, isso já tá mais que resumo, melhor escrever com suas próprias idéias! aff
ResponderExcluirobrigada pelo resumo, me ajudou bastante espero poder contar com vc para outras pesquisas e novos resumos. beijos e obrigado novamente!!!
ResponderExcluirmeu deus que TEXTÃO
ResponderExcluirgostei mais facil nem todo mundo gosta de ler muitom kkkk
ResponderExcluirachei muiyo interessante
ResponderExcluirAcho que por ser um resumo teria q ser menor!! mas obrigada!=)
ResponderExcluiresse txto vai ajudar muito meu filho na sua pesquisa
ResponderExcluirPessoal é o seguinte! Isso é um resumo? Sim, pois se eu fosse escrever de forma detalhada "o descobrimento do Brasil" teria que ter escrito em torno de dez páginas e, ainda assim, ficaria pequeno! Pessoal, podemos resumir a história, mas não podemos ter preguiça de escrever, pelo menos, o mínimo necessário.
ResponderExcluirE obrigado pelos agradecimentos, continuem comentando no blog!
Poow isso é pq eu disse "Resumo breve hein" Cara tah doido coisa chata, só a professora msm pra fazer eu fazer isso. Jah qe foi descoberto néah, devia sóh dizer qem e qe horas néah ! Os resto é passado ¬¬
ResponderExcluirÉeh naum é muito minha praia naum , maaais como seei qe a historia é beem maior do qe isso eu gostei brigadaa me ajudou bastante.
ResponderExcluirBjus Marcella :D
Gostei muito!
ResponderExcluirMeu filho vai fazer um trabalho 10.
Obrigada, valeu!!!
amei o resumo me ajudou muito na tarefa de escola!!!! obg!!!!
ResponderExcluiradorei esse resumo.
ResponderExcluirvou esta smpre visitando esse sátie
todo mundo falando que o texto é enorme, cara se voce ta achando grande e acha que sabe tudo tira da sua cabeça essa historia então, além do professor ae ta ajudando tem gente que reclama --'
ResponderExcluir