segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Classe Média


Oi, crianças.Minha coluna aqui ainda não tem nome,mas pretendo dar um a ela algum dia. Hoje, iremos falar de um tema no mínimo Polêmicos. Daniel deu a dica do vídeo, e eu to aqui pra discutir isso com vocês. Primeiro, o clipe:



A letra da música, agora:
Classe Média - Max Gonzaga
Sou classe média
Papagaio de todo telejornal
Eu acredito
Na imparcialidade da revista semanal
Sou classe média
Compro roupa e gasolina no cartão
Odeio “coletivos”
E vou de carro que comprei a prestação
Só pago impostos
Estou sempre no limite do meu cheque especial
Eu viajo pouco, no máximo um pacote cvc tri-anual
Mais eu “to nem ai”
Se o traficante é quem manda na favela
Eu não “to nem aqui”
Se morre gente ou tem enchente em itaquera
Eu quero é que se exploda a periferia toda
Mas fico indignado com estado quando sou incomodado
Pelo pedinte esfomeado que me estende a mão
O pára-brisa ensaboado
É camelo, biju com bala
E as peripécias do artista malabarista do farol
Mas se o assalto é em moema
O assassinato é no “jardins”
A filha do executivo é estuprada até o fim
Ai a mídia manifesta a sua opinião regressa
De implantar pena de morte, ou reduzir a idade penal
E eu que sou bem informado concordo e faço passeata
Enquanto aumenta a audiência e a tiragem do jornal
Porque eu não “to nem ai”
Se o traficante é quem manda na favela
Eu não “to nem aqui”
Se morre gente ou tem enchente em itaquera
Eu quero é que se exploda a periferia toda
Toda tragédia só me importa quando bate em minha porta
Porque é mais fácil condenar quem já cumpre pena de vida


Ps: Perdão, mas faltou conhecimento técnico pra alinhar em duas colunas :*

Como deu pra ver, tanto a música como o clipe falam
, mesmo que de maneira um pouco muito direta, da Classe Média e de como ela se tornou escrava da mídia e auto-estereotipada. Só com a frase anterior eu podia largar o post por aqui e ir fazer alguma coisa menos produtiva, mas temos mais sobre o que falar.

Além do citado acima, ainda podemos perceber claramente um crítica ao descaso com as classe que se localizam abaixo da citada aqui na pirâmide social, embora haja um completo "boom" de "informações" de todos os lados na mídia.

Além do mais, mostra como eles se (ou nós, caso seja o caso), se mostram preocupados com o mundo quando os problemas "batem em sua porta". Na verdade, o que a música quer mostrar é como a mídia controla a classe média, que por acaso vem subindo cada vez mais em número no nosso querido e desprezado Brasil. Por enquanto é isso, e eu sei que todo mundo está confuso por causa da reviravolta que eu provoquei ao mudar totalmente de opinião no fim do texto, mas não posso fazer nada a não ser clicar em "publicar postagem". Até a próxima, e não deixem de ler. Ou sim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário