segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O capitalismo & O Neocolonialismo

E ai pessoal, como vocês sabem, eu tenho agora três ajudantes aqui no blog! Nos combinamos que cada um irá postar em um dia da semana, ficando acertado desta forma: Dudu irá fazer suas postagens todas as quintas feiras, Brisa irá postar nas sextas feiras, Armando fará suas postagens no sábado e, por fim, eu irei fazer as minhas no domingo.
Bem, como vocês puderam perceber na primeira semana isso não deu certo. Somente Brisa respeitou a data de postagem, portanto (afinal, até eu esqueci) estou relevando - é que essas postagens valem nota para eles - mas, como já dei as explicações devidas, vamos ao que interessa!
Um aluno meu - José Lucas do 8º ano "A" - me pediu para fazer uma postagem sobre o assunto que estamos vendo na sala de aula, e aqui estou eu, farei uma postagem explicando a relação do Capitalismo com o Neocolonialismo europeu do sec. XIX. Sem mais delongas, aqui vamos nós.

A Inglaterra dominou vários países
O Neocolonialismo (ou novo colonialismo) foi uma prática recorrente, das grandes potências mundiais, do sec. XIX essa prática estava intimamente ligada ao capitalismo (que se afirmava como sistema econômico vigente no mundo) que se baseia na ideia principal de que "para existir ricos são necessários pobres", ou seja, as pessoas enriquecem a partir da exploração de pessoas pobres e é ai que entra o Neocolonialismo. Ele basicamente, foi o movimento europeu de conquista de territórios afastados do mundo e "primitivos"(África, Ásia, Oceania e, de certa forma, a América Latina). Os europeus desejosos d elevar a esses locais os seus "valores" e sua "civilidade" iam, pelo bem, desses povos colonizar esses locais e dominá-los, pois eles só conseguiam se desenvolver se fosse sobre o domínio de alguém mais forte (estou sendo irônico, viu pessoal). O europeu não desejava o bem desses povos dominados e sim sua mão de obra barata, afinal os países ditos "bárbaros" tinham três coisas básicas que agradavam e atraiam a atenção das nações européias, que eram:
A Partilha da África
1.     Matérias-primas vejam bem os europeus precisavam de materiais para fazer suas indústrias crescerem e produzirem cada vez mais, nada melhor do que pegar de algum país podre, sem dar nada em troca - logicamente.
2.     Mão-de-obra barata, pessoal os países ditos "bárbaros" estavam cheios de pessoas que trabalhavam por baixíssimos salários e em jornadas de trabalho extenuantes, sendo uma alternativa a mão-de-obra mais cara paga aos seus conterrâneos. Afinal, não podemos explorar ingleses, pois eles são ingleses, mas africanos tudo bem, ninguém liga!
3.     Busca por novos mercados consumidores, galera os europeus sugavam a matéria-prima de um país, fabricavam seus produtos e vendiam para esses países "bárbaros" seus produtos "civilizados", afinal você lucra mais se vender para mais pessoas, isso é lógico.
Mas o que tudo isso tem haver com o capitalismo? É lógico pessoal! O capitalismo é um sistema econômico que prega a exploração de um grupo para o enriquecimento de outro e nada mais sensato que explorar populações inteiras de países distantes, com o ótimo pretexto de "levar a civilização a eles", afinal, os industriais do sex. XIX precisavam enriquecer e a Europa se tornou o continente rico que é hoje graças a essa política de explorar os povos mais fracos. Fazer o que né, "o pobre tem que ser pobre, pois ele não sabe ser rico".
Só queremos se for Coca
O legal desse assunto é que vemos isso todo dia acontecendo, afinal, nos não bebemos Ice-cola, porque não é Coca-cola de verdade, não usamos OLK, Nike é mais descolado.... e vemos isso de explorar as pessoas todos os dias, vamos refletir?Nós realmente vivemos no mundo que queremos?Depende do que eu quero né? Vivemos em um mundo igual, nunca na vida Zé Mané e nunca mesmo, mas quem sabe melhoramos ele um pouco!



Abração galera! 

Um comentário:

  1. _O/
    euo!!
    José lucas do 8° ano ''a''
    Valeu Daniel!!
    Deu até interesse pra estudar agora!!
    rsrsrsr

    ResponderExcluir