terça-feira, 9 de março de 2010

Fisiocracia - O embrião do liberalismo econômico

Bom, galerinha estou postando este texto como forma de esclarecer mais a teoria econômica da fisiocracia - dada na sala de aula do 8º ano - espero que esta explicação ajude no esclarecimento de possiveis dúvidas sobre esta teroria que criou as bases do liberalismo econômico. Esse artigo foi retirado de um dos sites que está na barra de videos que coloquei no blog ... ai no lado superior direito.... mas estou colocando o link do texto completo aqui em baixo.

A fisiocracia, considerada a primeira escola da economia científica, antes até mesmo da teoria clássica de Adam Smith, é uma teoria econômica que surgiu para se opor ao mercantilismo, se apresentando como fruto de uma reação iluminista. Em resumo, a fisiocracia se baseia na afirmação de que toda a riqueza era proveniente da terra, da agricultura.
O idealizador da teoria foi François Quesnay, médico da corte do rei francês Luís XV. Ele afirmava que era inútil tentar alterar a ordem natural da sociedade através de leis e regulamentos governamentais, confirmando assim, uma característica de sua teoria: o estado do laissez faire (oferta e procura, o liberalismo econômico), ou seja, a não-intervenção do Estado no sistema econômico.
Para os fisiocratas, a agricultura era o verdadeiro e único modo de gerar riquezas pelo fato de que a mesma proporciona grandes lucros e exige poucos investimentos, por isso deveria ser valorizada, contrariando assim, o pensamento mercantilista da acumulação de metais (metalismo). Segundo a teoria, como a agricultura era a única fonte de riquezas, deveria haver um único imposto, pago pelos proprietários de terra, livrando o restante da sociedade de grandes quantidades de tributos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário