segunda-feira, 8 de março de 2010

O bom ou mal da história


Meus queridos, essa foi uma das primeiras postagens que eu fiz no blog e agora estou recolocando ela no blog com algumas pequenas alterações, de forma que ficasse mais compreensível e espero que aproveitem.
A alguns dias atrás uma aluna me fez a seguinte pergunta, "professor e quem é o bom dessa história?". Está é uma pergunta bastante comum entre os estudantes desta matéria, já que somos condicionados (treinados) em sempre procurar saber quem é o bom ou mal de uma coisa, afinal esta eterna luta entre bem e mal está presente em nossas vidas (em filmes, livros, novelas, etc.) e nos faz pensar desta forma. Contudo, o lado bom e o lado mal, são bem mais complicados de se entender, principalmente na história. Devemos levar em consideração que o que é bom para uma pessoal pode ser ruim para outra, ou seja, o que é bom pra você pode se ruim para mim, sendo tudo isso uma questão de ponto de vista; por exemplo, eu não gosto de Lady Gaga, mas milhões de pessoas afirmam que suas musicas são ótimas.
Para entender melhor o que eu acabei de falar podemos pensar da seguinte forma: imaginemos que a Segunda Guerra Mundial tivesse sido vencida pela Alemanha nazista e Hitler tivesse obtido o sucesso em sua empreitada (dominar a Europa e construir seu estado racialmente puro e evoluído). Tendo isso como uma verdade, podemos assumir que, possivelmente, o nazismo seria uma teoria bastante aceita, afinal, Hitler venceu a guerra e ELE pode dizer quem é bom ou ruim; então os filmes o mostrariam como herói e não como um vilão. Ou seja, eu gostaria  de mostrar que (em uma situação imaginária) se Hitler vencesse a segunda guerra mundial ele seria considerado por muitas pessoas como o lado bom da guerra, existiriam filmes sobre ele e sobre seus feitos, a grande maioria o mostrando como um herói, já que, foi ele(ainda bem que isso é imaginário) o vencedor da guerra. Gostaria que vocês entendessem que o lado vencedor, de certa forma, tem o direito de dizer quem é o bom ou ruim, principalmente em casos de guerra, pois isso de bem ou mal não existe, são apenas pontos de vista diferentes.
Meus caros alunos gostaria que vocês percebessem, com esse exemplo, que na história não existem bons ou maus e sim pontos de vistas. Podemos dizer que, no máximo, o lado vencedor das disputas – armadas ou políticas - é quem ira apontar quem é o bom ou mal da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário