domingo, 14 de março de 2010

A Paidéia, o iníco da educação!


Meus queridos alunos, essa postagem que esta sendo colocada foi feita para esclarecer uma dúvida feita por Quitéria (mulher de Zé Wilson) para eu, durante uma aula de dependência lá no colégio. Bom ela me perguntou o que era “Paidéia” e como eu não soube responder fiquei de procurar na net e explicar e unindo o útil ao agradável estou postando para vocês a titulo de curiosidade. Aqui vai galerinha.
A Paidéia
            Inicialmente, a palavra paidéia (de paidos - criança) significava simplesmente "criação de meninos". Mas, como veremos, este significado inicial da palavra está muito longe do elevado sentido que mais tarde adquiriu.
O termo também significa a própria cultura construída a partir da educação. Era o ideal que os gregos cultivavam do mundo, para si e para sua juventude. Uma vez que o governo próprio era muito valorizado pelos gregos, a Paidéia combinava ethos (hábitos) que o fizessem ser digno e bom tanto como governado quanto como governante. O objetivo não era ensinar ofícios, mas sim treinar a liberdade e nobreza. Paidéia também pode ser encarada como o legado deixado de uma geração para outra na sociedade. Portanto a Paidéia era a forma de educação desenvolvida e adotada pelos gregos que irá se desenvolver com o tempo, deixando de ser uma simples aula (criação dos meninos) para se tornar um meio de formar os cidadãos perfeitos da Grécia Antiga.


Nenhum comentário:

Postar um comentário