segunda-feira, 15 de março de 2010

O que é Fé? parte 1


            Caros alunos a partir de hoje darei início a uma série de postagens sobre "o que é fé". E como serão estas postagens? Bom galerinha, eu pretendo proceder da seguinte forma, a cada dia postarei  á visão de  uma pessoa sobre o que é fé para ela. Cada postagem irá contemplar a visão religiosa de uma pessoa, assim buscando abarcar as mais diversas religiões. Desta forma, veremos o que é “fé” nas várias interpretações religiosas e claro sempre buscando compreender a diversidade cultural religiosa. Espero que vocês gostem, e a primeira postagem apresentará a visão de um cristão da Igreja Batista.
A Fé Bíblica
A fé bíblica, da perspectiva cristã, não é meramente acreditar por acreditar, mas a confiança exercida em alguém (no caso, Deus) que se mostra digno dela. Você não confia em algo que você não conhece, portanto deve-se conhecer Deus (e seus atributos) primeiro, a fim de se ter fé nele. Assim, a confiança precisa de base, evidência. Esta evidência se encontra na Bíblia, livro sagrado dos cristãos (e também no testemunho daqueles que vieram antes de nós) A validade desta evidência pode ser contestada por alguns, mas este não é o ponto aqui. O ponto é que a fé cristã não pode ser rotulada de cega. Fé cega é você acreditar, por exemplo, que seu cachorro pode voar e soltar raios por acreditar, o que não é o caso do cristianismo. Este tem base.
Disse alguém que "Se nossa fé deveria ser cega e não alicerçada na evidência, então não há razão para Deus revelar nada. Não haveria motivo para Jesus realizar milagres para que todos vissem, nem motivo para Jesus ensinar coisas sobre o Reino dos Céus, nem motivo para Jesus aparecer aos seus discípulos depois dele ressuscitar."
Em suma, pode ser dito que a fé bíblica é a confiança, lealdade, devida a quem se mostra digno dela, i.e., Deus.
Texto produzido por Caetano Grego seminarista da Igreja Batista Bereiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário