quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Olimpíada Nacional em História do Brasil


Oi, pessoas. Daniel me deu a missão de escrever sobre a II Olimpíada Nacional em História do Brasil, ou apenas ONHB, e é isso que eu estou fazendo agora.
Acontece que anualmente, desde o ano passado, ocorre essa competição entre escolas de todo o Brasil, proposta pela Universidade de Campinas, a UNICAMP. As equipes deveriam ser compostas por três alunos e um professor orientador (advinha quem, no nosso caso, participou? ^^ ) e contava com 5 fases on-line e uma, a final, presencial na UNICAMP. Chorem, mas nós NÃO passamos da quinta fase, ou seja, das semifinais.
A prova toda contou com mais de 13 mil equipes, o que significa dizer que concorríamos com cerca de 40 mil alunos de todo o Brasil. Dessas 13 mil, apenas 300 equipes participarão da grande final, que acontecerá entre os dias 23 e 24 de outubro. Mas vamos ao que realmente interessa:
As questões, sempre subjetivas e baseadas em um documento de variadas épocas importantes da história do nosso país, contavam com várias respostas corretas como opções. O deveria ser feito, portanto, era a escolha da mais exata, mais condizente com o texto ou a imagem apresnetada. Muitas das questões não haviam enunciados, e se haviam era do tipo "escolha a alternativa mais pertinente". Certas perguntas contavam com mais de dois documentos, e uma chegou a levar seis relatos em conta.
Outro fator importante eram as tarefas, inseridas ao final de cada fase, que obrigava-nos a gastar tanto tempo em frente a tela de um computador.
A Olimpíada foi muito produtiva, embora não tenhamos chegado às finais (mimimi) , pois nos fez desenvolver sentidos como o senso crítico e a capacidade de escolha. Ao final de tudo isso, apenas o que tenho a pedir, professor, é que não aplique uma prova daquelas.
Nota: Um equipe do IFRN - Campus Central, Natal ainda está concorrendo, vamos torcer pelo nosso estado!

" É uma cruz pesada para se carregar SOZINHO"
Beth Ditto

2 comentários: