sábado, 8 de agosto de 2009

Artes marciais são ou não são um tipo de arte?

Arte marcial é algum tipo de arte? Ou apenas um esporte? Essas perguntas surgiram recentemente no âmbito da escola devido às discussões geradas para os temas da nossa feira de ciências (da qual eu falarei depois), para responder estas questões começarei explicando o que são, realmente, as artes marciais.

As artes marciais são sistemas de práticas para treinamento de combate, geralmente, sem o uso de armas de fogo ou outros dispositivos modernos, contudo a principal característica de uma arte marcial é que ela visa incorporar em seu praticante algum tipo de filosofia de vida, ou seja, as artes marciais – além de lutar – ensinam algo ao seu praticante. Isso nos remete a defesa pessoal, que teria basicamente a mesma definição das artes marciais tendo de diferente, apenas, o seguinte: a defesa pessoal não visa ensinar nenhum tipo de filosofia ao praticante, mas torná-lo um bom combatente. Portanto podemos concluir que as artes marciais não possuem nenhuma ligação com violência – na verdade exatamente o contrário disso – sendo essa visão baseada em preconceitos, devido um ou mais indivíduos que praticam algum tipo de defesa pessoal e se dizem artistas marciais.

Contudo as artes marciais podem ser consideradas um tipo de arte (e pelo que vejo incompreendida), pois existem várias competições que utilizam de beleza e sincronia de movimentos (muitas vezes utilizando de música) para decidir o vencedor, isso não seria um tipo de arte? Mas como um grande exemplo podemos citar, um caso nosso, a origem da dança frevo.

O Frevo é um ritmo pernambucano derivado da marcha, do maxixe e da capoeira. Surgido no Recife no final do Século XIX, o frevo se caracteriza pelo ritmo extremamente acelerado. Muito executado durante o carnaval, eram comuns conflitos entre blocos de frevos, em que capoeiristas saíam à frente dos seus blocos para intimidar blocos rivais e proteger seu estandarte. Da junção da capoeira com o ritmo do frevo nasceu o passo, a dança do frevo. Até as sombrinhas coloridas seriam uma estilização das utilizadas inicialmente como armas de defesa dos passistas. A dança do frevo pode ser de duas formas, quando a multidão dança, ou quando passistas realizam os passos mais difíceis, de forma acrobática. O frevo possui mais de 120 passos catalogados. Pode-se afirmar que o frevo é uma criação de compositores de música ligeira, feita para o carnaval. Os músicos pensavam em dar ao povo mais animação nos folguedos. No decorrer do tempo, a música ganha características próprias acompanhadas por um bailado inconfundível de passos soltos e acrobáticos.

E para acrescentar temos o caso do break dance que utiliza de vários movimentos oriundos do kung fu e, recentemente, vem adotando movimentos da capoeira. Com tudo isso podemos concluir que as artes marciais são, sim, um tipo de arte e diferem totalmente de violência, pois seus praticantes são lapidados a partir das agruras (sofrimento) do treinamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário