domingo, 16 de agosto de 2009

A Dança de Rua

Meus queridos alunos do 8º ano aqui vai a segunda parte do tema de vocês da feira de ciências: a dança de rua!

As primeiras manifestações surgiram na época da grande crise econômica dos EUA, em 1929, quando os músicos e dançarinos que trabalhavam nos cabarés ficaram desempregados e foram para as ruas fazer seus shows.
Em 1967, o cantor James Brown lançou essa dança através do Funk. O Break, uma das vertentes do Street Dance, explodiu nos EUA em 1981 e se expandiu mundialmente, sendo que, no Brasil, devido à sua cultura, os dançarinos incorporaram novos elementos de dança como os saltos e movimentos acrobaticos da capoeira.
Em janeiro de 1991, foi criado na cidade de Santos, o primeiro curso de “Dança de Rua” no Brasil, idealizado e introduzido pelo coreógrafo e bailarino Marcelo Cirino, baseado em trabalho prático e de pesquisa, desde 1982.
Contudo a cultura do Hip Hop, por muito tempo, foi marginalizada e tratada como contravenção (ou pratica de contraventores), mas aos poucos vão surgindo novos projetos sociais que mudam essa imagem de “ligada a criminosos”.Hoje a repercussão mundial da dança de rua, retrata o reconhecimento do trabalho e sua afirmação cultural de movimento transformador da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário