quarta-feira, 19 de agosto de 2009

História dos mangás!

Pessoal essa postagem é feita em homenagem de todos os meus alunos que gostam de mangás (revista em quadrinhos japonesas) ou que, pelo menos, tem algum interesse pelos animes (desenho animado japonês) desses mangás, então aqui vai a primeira parte da reportagem(quando sair a segunda eu posto) espero que vocês gostem.

obs: encontrei esse artigo no sequinte site http://www.kousen.com.br/

Parte 1: Ukyo-e

Os primeiros registros são do período Nara (século VIII d.C.), onde histórias eram contadas através de desenhos e textos em pergaminhos a medida em que os mesmos eram desenrolados. Eram os emakimono, sendo o primeiro deles o Inga Kyo (abaixo).

No século XII, um monge budista chamado Tohba havia esculpido desenhos em madeira e carimbado uma sequência de desenhos em rolos de papel de arroz. A sequência, conhecida como “Pergaminho Animal”, era uma sátira contando a saga dos religiosos e nobres. A técnica é chamada Ukyo-e (xilogravura).

Ela se desenvolveu e, entre os séculos XVII e XIX (transição do período Edo para o período Meiji), passou a ser produzida com cores.
Katsushita Hokusai, o mais respeitado nome do Ukyo-e, produziu diversas gravuras nesse estilo. Os temas eram os mais variados, desde lendas e mitologia a erotismo, fauna e flora. Um de seus trabalhos mais famosos era um estudo de movimentos, o qual foi chamado pelo autor de “Hokusai Manga”. O termo “mangá” começava a surgir.


2 comentários:

  1. Put´z pra lá de interessante fessor.Posta logo a segunda parte q eu jah tou curiosa.

    ResponderExcluir
  2. Oi professor e Tobias do C.N.S.P

    blog legauuu muito massa me adc no msn o meu e tobias.aguiar@hotmail.com.br

    ResponderExcluir