sábado, 8 de agosto de 2009

Pessoal, postarei aqui uma lista das principais teorias que se desenvolveram com o Renascimento (movimento cultural da Idade Moderna) e as teorias religiosas as quais elas se opunham, dêem uma olhada pois serve de revisão.

Teorias renascentistas

Antropocentrismo = O antropocentrismo (do grego άνθρωπος, anthropos, "humano"; e κέντρον, kentron, "centro") é uma concepção que considera que a humanidade deve permanecer no centro do entendimento dos humanos, isto é, o universo deve ser avaliado de acordo com a sua relação com o homem. É normal se pensar na idéia de "o homem no centro das atenções".
Heliocentrismo = O heliocentrismo é uma teoria científica que afirma ser o Sol o centro do sistema solar. Esta teoria foi proposta pela primeira vez pelo astrônomo grego Aristarco de Samos, mas só com Nicolau Copérnico e em especial com Galileu Galilei é que se tornou mais sustentada. Na etimologia da palavra, temos como componente a palavra "hélio" que, no caso, se refere ao deus grego Hélios, e não ao elemento químico hélio - que é um elemento componente do Sol.
Racionalismo = O racionalismo é a corrente filosófica que iniciou com a definição do raciocínio que é a operação mental, discursiva e lógica. Este usa uma ou mais proposições para extrair conclusões se uma ou outra proposição é verdadeira, falsa ou provável. Essa era a idéia central comum ao conjunto de doutrinas conhecidas tradicionalmente como racionalismo, ou seja, as pessoas deviam utilizar do raciocínio lógico para explicar as coisas.

Teorias religiosas

Teocentrismo = o teocentrismo (do grego θεóς, theos, "Deus"; e κέντρον, kentron, "centro") é a teoria segundo a qual Deus é o centro do universo, tudo foi criado por Ele e por Ele é dirigido. Opõe-se ao Antropocentrismo, Biocentrismo e ao Humanismo. Esse pensamento teria dominado a Idade Média, sendo depois sucedido pelo pensamento antropocêntrico.
Geocentrismo = A teoria do universo geocêntrico ou geocentrismo é o modelo cosmológico mais antigo. Na Antiguidade era raro quem discordasse dessa visão. Entre os filósofos que defendiam esta teoria, o mais conhecido era Aristóteles. Foi o matemático e astrônomo grego Claudius Ptolomeu (78-161 d.C.) quem, na sua obra "Almagesto", deu a forma final a esta teoria, que se baseia na hipótese de que a Terra estaria parada no centro do Universo com os corpos celestes, inclusive o Sol, girando ao seu redor. Essa visão predominou no pensamento humano até o resgate, feito pelo astrônomo e matemático polonês Nicolau Copérnico (1473-1543), da teoria heliocêntrica, criada pelo astrônomo grego Aristarco de Samos (310-230 a.C.). O geocentrismo não deve ser confundido com a teoria da Terra plana: é um mito a noção de que na Idade Média os estudiosos achavam que a Terra era chata.
= A fé não é, exatamente, uma teoria religiosa, mas uma crença que explicava o que ocorria no mundo a partir da ótica religiosa, ou seja, diferentemente do racionalismo que explicava o mundo a partir da ciência e da lógica a fé explicava pela crença em uma força superior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário