quarta-feira, 12 de agosto de 2009

bom ou mal da história!

A alguns dias atrás uma aluna me fez a seguinte pergunta, "professor e quem é o bom dessa história?". Está é uma pergunta bastante comum entre os estudandetes desta matéria, já que somos condicionados (treinados) em sempre procurar saber quem é o bom ou mal de uma coisa, afinal essa luta entre bem e mal está presente em nossas vidas ( em filmes,livros, novelas, etc.) e nos faz pensar desta forma.
Contudo, o lado bom e o lado mal, são bem mais complicados de se entender. Devemos levar em consideração que o que é bom para uma pessoal pode ser ruim para outra, ou seja, o que é bom pra você pode se ruim para mim ou para outra pessoa, sendo tudo isso uma questão de ponto de vista.
Para entender melhor o que eu acabei de falar podemos pensar da sequinte forma: imaginemos que a Segunda Guerra Mundial tivesse sido vencida pela Alemanha nazista e Hitler tivesse obitido o sucesso em sua empreitada. Tendo isso como uma verdade podemos assumir que, possivelmente, o nazismo seria uma teoria bastante aceita, afinal, Hitler venceu a guerra e ELE pode dizer oque é bom ou ruim; então os filmes mostrariam ele como herói e não com vilão.
Meus caros alunos gostaria que vocês percebessem, com esse exemplo, que na história não existem bons ou mals e sim pontos de vistas. Podemos dizer que, no máximo, o lado bom é quem ira apontar quem é o bom ou mal da história.

3 comentários:

  1. Segunda Guerra Mundial tivesse sido vencida pela Alemanha nazista e Hitler tivesse obitido o sucesso em sua empreitada. Tendo isso como uma verdade podemos assumir que, possivelmente, o nazismo seria uma teoria bastante aceita, afinal, Hitler venceu a guerra e ELE pode dizer oque é bom ou ruim;

    Não entendi uma boa parte

    ResponderExcluir
  2. esclarecido no post mais acima!

    ResponderExcluir
  3. Fui eeu que peerguntei ao proof°, vaaleeo peelo esclarecimento! ;D;D

    ResponderExcluir