sábado, 22 de agosto de 2009

Era das Grandes Navegações

Caros alunos, em minhas pesquisas pela net achei este texto sobre as grandes navegações e achei ele muito bom então estou postando aqui (com algumas alterações) para que vocês tenham outro local de estudo além do livro.
O link do site é: http://www.suapesquisa.com/grandesnavegacoes/
Introdução
Durante os séculos XV e XVI, os europeus, principalmente portugueses e espanhóis, lançaram-se nos oceanos Pacífico, Índico e Atlântico com dois objetivos principais: descobrir uma nova rota marítima para as Índias e encontrar novas terras. Este período ficou conhecido como a Era das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos.
Os objetivos
No século XV, os países europeus que quisessem comprar especiarias (pimenta, açafrão, gengibre, canela e outros temperos), tinham que recorrer aos comerciantes de Veneza ou Gênova, que possuíam o monopólio destes produtos. Com acesso aos mercados orientais - Índia era o principal - os burgueses italianos cobravam preços exorbitantes pelas especiarias do oriente. O canal de comunicação e transporte de mercadorias vindas do oriente era o Mar Mediterrâneo, dominado pelos italianos. Encontrar um novo caminho para as Índias era uma tarefa difícil, porém muito desejada. Portugal e Espanha desejavam muito ter acesso direto às fontes orientais, para poderem também lucrar com este interessante comércio.
Um outro fator importante, que estimulou as navegações nesta época, era a necessidade dos europeus de conquistarem novas terras. Eles queriam isso para poder obter matérias-primas, metais preciosos e produtos não encontrados na Europa. Até mesmo a Igreja Católica estava interessada neste empreendimento, pois, significaria novos fiéis.
Os reis também estavam interessados, tanto que financiaram grande parte dos empreendimentos marítimos, pois com o aumento do comércio, poderiam também aumentar a arrecadação de impostos para os seus reinos. Mais dinheiro significaria mais poder para os reis absolutistas da época
Pioneirismo português
Portugal foi o pioneiro nas navegações dos séculos XV e XVI devido a uma série de condições encontradas neste país ibérico. A grande experiência em navegações, principalmente da pesca de bacalhau, ajudou muito Portugal. As caravelas, principal meio de transporte marítimo e comercial do período, eram desenvolvidas com qualidade superior à de outras nações. Portugal contou com uma quantidade significativa de investimentos de capital vindos da burguesia e também da nobreza, interessadas nos lucros que este negócio poderia gerar. Neste país também houve a preocupação com os estudos náuticos, pois os portugueses chegaram a criar até mesmo um centro de estudos: A Escola de Sagres.
Planejamento das Navegações
Navegar nos séculos XV e XVI era uma tarefa muito arriscada, principalmente quando se tratava de mares desconhecidos. Era muito comum o medo gerado pela falta de conhecimento e pela imaginação da época. Muitos acreditavam que o mar pudesse ser habitado por monstros, enquanto outros tinham uma visão da terra como algo plano e, portanto, ao navegar para o "fim" a caravela poderia cair num grande abismo.
Dentro deste contexto, planejar a viagem era de extrema importância. Os europeus contavam com alguns instrumentos de navegação como, por exemplo: a bússola, o astrolábio e a balestilha. Estes dois últimos utilizavam a localização dos astros como pontos de referência.
Também era necessário utilizar um meio de transporte rápido e resistente. As caravelas cumpriam tais objetivos, embora ocorressem naufrágios e acidentes. As caravelas eram capazes de transportar grandes quantidades de mercadorias e homens. Numa navegação participavam marinheiros, soldados, padres, ajudantes, médicos e até mesmo um escrivão para anotar tudo o que acontecia durantes as viagens.
Navegações portuguesas e os descobrimentos
No ano de 1498, Portugal realiza uma das mais importantes navegações: é a chegada das caravelas, comandadas por Vasco da Gama às Índias. Navegando ao redor do continente africano, Vasco da Gama chegou à Calicute e pôde desfrutar de todos os benefícios do comércio direto com o oriente. Ao retornar para Portugal, as caravelas portuguesas, carregadas de especiarias, renderam lucros fabulosos aos lusitanos.
Outro importante feito foi a chegada das caravelas de Cabral ao litoral brasileiro, em abril de 1500. Após fazer um reconhecimento da terra "descoberta", Cabral continuou o percurso em direção às Índias.
Em função destes acontecimentos, Portugal tornou-se a principal potência econômica da época.
Navegações Espanholas
A Espanha também se destacou nas conquistas marítimas deste período, tornando-se, ao lado de Portugal, uma grande potência. Enquanto os portugueses navegaram para as Índias contornando a África, os espanhóis optaram por outro caminho. O genovês Cristovão Colombo, financiado pela Espanha, pretendia chegar às Índias, navegando na direção oeste. Em 1492, as caravelas espanholas partiram rumo ao oriente navegando pelo Oceano Atlântico. Colombo tinha o conhecimento de que nosso planeta era redondo, porém desconhecia a existência do continente americano. Chegou em 12 de outubro de 1492 nas ilhas da América Central, sem saber que tinha atingido um novo continente. Foi somente anos mais tarde que o navegador Américo Vespúcio identificou aquelas terras como sendo um continente ainda não conhecido dos europeus. Em contato com os índios da América ( maias, incas e astecas ), os espanhóis começaram um processo de exploração destes povos, interessados na grande quantidade de ouro. Além de retirar as riquezas dos indígenas americanos, os espanhóis destruíram suas culturas.

11 comentários:

  1. Professor,tenho algumas duvidas arespeito desse texto.
    li, certa vez, que a italia foi o ultimo grande país a se unificar, assim, não estaria errado quando o autor chama os comerciantes que controlavam o mediterraneo deitalianos?
    Qual a relação da burguesia portuguesa com as grandes navagações, sempreachei que elas tinham sido financiadas pela coroa e pela igreja.

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  2. coloca sobre a chegada dos portugueses na america.

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  3. Pergunta bem interessante! Podemos assumir que o autor do texto não erra ao chamar os habitantes da península itálica de italianos, pois eles moram na península que veio dar nome ao país. Qunato a relação da burguesia nas grandes navegações,podemos explicar da seguinte forma: a burguesia desejava ganhar ummaior destaque, portanto ela investia na ealeza que tomava medidas ao seu favor, portanto a burguesia, também, estava presente nas grandes navegações (afinal o mercantilismo estava florescendo e a burguesia buscava o comércio com o Oriente)!caso não tnehm entendido depois eu explico melhor!

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  4. daqui pra domingo eu coloc ghuilherme!!!

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  5. professor gostaria de saber em detalhes qual as invenções mais importantes provocadas pelas grandes navegações nos séculos XV e XVI

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  6. eu queria saber sobre a importancia da burguesia

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  7. Meu caro desculpe por não responder sua questão agora, pois estou sem internet e caso tenha sido vpcê que fez a pegunta sobre as invenções das grandes navegações peço desculpas pela demora me responder (não lembrava dela XD). Pretendo responder as duas dúvidas até segunda, quando já estarei na rede novamente.

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  8. Bom, agora que estou com internet de novo responderei as indagações feitas que fiquei devendo.
    As Grandes Navegações impulsionaram a ciência da época, principalmente no tocante a invenções que auxiliavam a navegação ultramarina. podemos citar como inventos de suma importância o astrolábio, a bússola, o sextante, a vela triangular e (se eu não me engano) a caravela. Todas essas invenções permitiram que os europeus adentrassem no mar e tivessem como retornar seguros para casa.
    Quanto a burguesia, essa nova "classe social" será de suma importância para o desenvolvimento da centralização do poder nas mãos das monarquias européias e das Grandes Navegações. Primeiramente, os monarcas europeus necessitaram de dinheiro para investir na criação de exércitos e submeter a vontade de nobres rebeldes que não aceitavam a sua autoridade e esse dinheiro virá, justamente, da burguesia que, desejosa de mais direitos políticos, investirá nos monarcas europeus em troca da criação de leis que lhe favorecessem.No tocante das Grandes Navegações, como a navegação era um empreendimento extremamente caro, será necessário a união entre Estado (realeza) e comerciantes (burguesia) para levantar os investimentos suficientes que eram necessários para pagar as navegações. Por isso Portugal e Espanha foram os primeiros países a se aventurarem nas navegações, pois os países Ibéricos tiveram a centralização do poder de forma prematura sendo, portanto, as primeiras nações a preencher os pré-requisitos para começar os investimentos nas navegações.

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  9. Nossa, me ajudou bastante!!

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  10. qual o resultado das grandes navegações a burguesia européia?

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  11. Passei de ano por causa de vc Obrigado.....

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